terça-feira, 17 de julho de 2012

Ainda vai levar mais um tempo


Os projetos de duplicação de rodovias que cortam Santa Maria só devem começar a sair do papel em 2013

Já com atraso, os projetos de duplicação das rodovias federais de Santa Maria, da Ulbra até o trevo do Castelinho, têm a promessa de começar a sair do papel no início de 2013. Essa também é a previsão de início da duplicação da Faixa Velha de Camobi, a ERS-509.

Mas os motoristas que sofrem diariamente com os congestionamentos terão de esperar ainda mais para ver essas estradas realmente duplicadas e o trânsito desafogado, pois a Faixa Velha deve levar um ano para ser concluída, e a duplicação da Ulbra ao Castelinho deve ter dois anos de obras – ou seja, até 2015.

Já a duplicação da Faixa Nova de Camobi pode demorar ainda mais para sair do papel, pois nem o projeto da obra foi feito. A licitação foi lançada no sábado. Só depois do projeto desenhado, o que deve estar pronto na metade de 2013, será possível buscar dinheiro para fazer a licitação da obra. Na melhor das hipóteses, a duplicação da Faixa Nova ficará pronta em 2016. Datas que são estimativas, e não promessas do Dnit.

O projeto de duplicação da Faixa Velha de Camobi está sendo finalizado e pode ser entregue nos próximos dias pela empresa SD Consultoria ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer). Além disso, o Daer garantiu que estão na reta final os cálculos do custo da obra, que devem ficar em torno de R$ 40 milhões para duplicar o trecho de 4,03 quilômetros da ERS-509.

A promessa do governo do Estado é que a obra comece em dezembro ou no início de 2013. Ou seja, já há atraso, pois, em maio do ano passado, o governador Tarso Genro havia prometido o início da obra ainda no primeiro semestre de 2012. Outra promessa do governo é que a obra leve de oito meses a um ano para ficar pronta. Se esses prazos forem cumpridos, a Faixa Velha deve estar totalmente duplicada até o final de 2013.

Segundo o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), que acompanha o projeto, a licitação da duplicação da ERS-509 será dividida em dois lotes: um do viaduto no entroncamento com a Avenida Osvaldo Cruz, e outro da duplicação dos 4,03 quilômetros.

Já em relação aos projetos de duplicação de rodovias federais na cidade, Pimenta diz que o mais adiantado é o que prevê a construção de duas pistas e um canteiro central no trecho de 1,4 quilômetro entre os trevos da Walter Jobim e do Boi Morto. A licitação deve ser lançada em agosto, com previsão de início de obra ainda este ano.

Quanto ao projeto da chamada travessia urbana, Pimenta afirma que a obra foi dividida em dois lotes:

– Este ano, a previsão é licitar a obra de duplicação do trevo do Castelinho até o trevo da Uglione e do viaduto sobre o trevo da Walter Jobim, para começar a obra no início de 2013.
DENI ZOLIN(Ronald Mendes/Agencia RBS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário