sexta-feira, 13 de julho de 2012

Detran propõe mudanças na habilitação de motociclistas


Órgão solicitará que candidatos passem por pelo menos 10 horas/aula em vias públicas

Preocupado com os índices de acidentes com motocicletas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) propõe a alteração na formação de motociclistas. Entre as principais propostas, está a realização de prova prática em via pública.
Pela sugestão, a carga horária de aulas práticas para categoria A passaria de 20 horas/aula para 30 horas/aula, sendo um terço nas ruas e avenidas das cidades. O candidato somente passaria por essa etapa após avaliação do instrutor e do diretor de Ensino do Centro de Formação de Condutores (CFCs).
A carga horária do curso prático para adição da categoria A para condutores que já têm habilitação nas categorias de quatro rodas passaria de 15 horas/aula para 25 horas/aula. O curso teórico passaria de 45 horas/aula para 56 horas/aula para obtenção da AB (moto e carro).
O Detran também sugere alterações na idade mínima para transporte de crianças em motocicletas de sete para 10 anos e a retomada da discussão sobre o artigo 56, anteriormente vetado, que proíbe a circulação de motos entre os veículos.
As mudanças exigirão nova redação de diversos artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e de resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Elas foram apresentadas esta semana ao Sindimoto, Setcergs (representante das empresas transportadoras de cargas) e SindiCFC (dos Centros de Formação de Condutores). Também será divulgada na segunda-feira aos diretores dos Detrans, que estarão em Porto Alegre para a Reunião da Associação Nacional dos Detrans.
No fim do mês passado, Zero Hora publicou detalhes de um estudo sobre os acidentes de motocicletas no Rio Grande do Sul. O levantamento do Detran revelou que um em cada quatro motociclistas envolvidos em ocorrências fatais não tem habilitação.
O estudo ainda detectou que os motociclistas com até três anos de carteira, que representam 13% do total de habilitados na categoria, são 39% dos envolvidos em acidentes com vítimas fatais no período de 2007 a 2011. A partir desse diagnóstico e de visita à Europa no início do ano, uma comissão de técnicos da autarquia debruçou-se sobre o tema, buscando formas de qualificar o processo de formação desses condutores.
A equipe que desenvolveu as propostas também analisou os cursos especializados para motofretistas e mototaxistas, cuja obrigatoriedade passa a valer no dia 04 de agosto. A sugestão do Detran é de que seja aumentada em 10 horas/aula a carga horária da prática de pilotagem e em 10 horas/aula o módulo específico (transporte de pessoas ou cargas), passando de um total de 30 para 50 horas/aula, em consonância com os demais cursos especializados.
ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário