quinta-feira, 5 de julho de 2012

O placar é 5 x 3


De oito lombadas eletrônicas, cinco funcionam. Três, não

Eles estão multando ou não? Essa é a principal dúvida dos motoristas que passam pelas oito lombadas eletrônicas e por um pardal localizados nas rodovias que cortam Santa Maria. Depois de terem sido instalados há um ano, seis equipamentos, incluindo o pardal, registram a velocidade dos veículos que passam pelo local, os demais não estão em funcionamento.

O administrador Carlos Farias de Andrade, 46 anos, passa diariamente com o seu carro pela BR-287, próximo à CVI Refrigerantes (Coca-Cola), e diz que prefere se prevenir.

– Funcionou logo que instalaram, mas um tempo depois parou de funcionar. Na dúvida, passo a menos de 50 (km/h). O lado positivo é que muitos motoristas também reduzem a velocidade – conta Andrade.

Se depender dos diferentes escritórios do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), os motoristas vão continuar em dúvida. O caso é que, segundo a seção de Santa Maria, o funcionamento dessa e de outras sete lombadas e do pardal nas BRs de Santa Maria e Itaara (veja quadro) é em caráter experimental. Ou seja, os equipamentos que indicam a velocidade não aplicam multas. O engenheiro do Dnit em Santa Maria, Olivar Beheregarai de Azevedo, afirma que não há definição de quando as lombadas estarão fiscalizando e multando de fato.

O próprio Dnit já informou dois prazos para que as lombadas entrassem em funcionamento. O primeiro era até o final do mês de fevereiro deste ano, e o segundo, até o final de abril. Nenhum deles foi cumprido. O órgão teria passado por mudanças na direção, o que teria implicado no atraso do processo.

Já o Dnit de Porto Alegre informou que os equipamentos de controle eletrônico de velocidade estão em funcionamento e efetuando o registro de infrações por excesso de velocidade. As imagens registradas são enviadas para o Dnit de Brasília, onde está sendo feito o processamento dos dados.

No momento, o sistema de processamento das infrações passa por ajustes, sendo que a devida ligação ao sistema do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) está sendo finalizada. A situação é a mesma para todo o país.

Ainda não há data precisa sobre o envio das notificações de multas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei 9.503/97, os registros têm validade de 30 dias.
DIOGO BRONDANI|DIOGO.BRONDANI@DIARIOSM.COM.BR
CLAUDIO VAZ 2/07/12
ONDE ESTÃO
Lombadas
Funcionam
Na BR-158
Em Itaara, próximo ao acesso à Igreja de
Santo Expedito
Na BR-287
No acesso ao Residencial Santa Lúcia
Perto da Sucata do Alemão
Na BR-392
Perto da Escola Zenir Aita
No bairro Passo das Tropas

Não funcionam
Na BR-158
Na saída para Rosário do Sul, em frente
ao Residencial Arco Verde
Na BR-287
Em frente ao Centro de Atendimento
Socioeducativo (Case)
No Parque Pinheiro Machado, próximo à
CVI (Coca-Cola)
Pardal
Funciona
Na Faixa Nova de Camobi, em frente
ao Park Hotel Morotin

Nenhum comentário:

Postar um comentário