segunda-feira, 16 de julho de 2012

Quatro reforços para a segurança


Ruas José Bonifácio e Pinheiro Machado ganharão sinaleiras

Em até 30 dias, os pedestres que passam pelas ruas José Bonifácio e Pinheiro Machado, em frente ao Hospital de Caridade e à Central de Clínicas, respectivamente, no centro de Santa Maria, vão ganhar um impulso no quesito segurança no trânsito. O local vai passar a contar com quatro sinaleiras, duas para pedestres e duas para motoristas, a exemplo das sinalizações entre a Rua do Acampamento e Astrogildo de Azevedo. A medida, conforme o secretário de Controle e Mobilidade Urbana, Miguel Passini, objetiva assegurar o ir e vir das pessoas que por ali passam.

Mesmo as duas vias já terem as listras brancas no asfalto, sinalização que deveria garantir segurança a motoristas e pedestres, a sinaleira para as pessoas a pé é mais que bem-vinda. Na última sexta-feira, funcionários da secretaria instalaram as estruturas para a colocação dos postes que sustentarão as sinaleiras. Conforme a prefeitura, nas próximas semanas, serão concluídas as etapas de fiação elétrica e de instalação do controlador, aparelho que fará a medição do tempo de travessia dos pedestres e dos carros.

Também estão previstos dois semáforos nos mesmos locais para aqueles que dirigem veículos.

– De nada adianta colocar só a sinaleira para o pedestre. Vamos colocar (sinaleiras) também para motoristas. Ali, é um trecho em que circulam 30 mil pessoas por dia – sustenta Passini.

Motoristas e pedestres

devem fazer a sua parte

A aposentada Carlinda Duarte, 65 anos, acredita que a medida deve dar mais segurança ao deslocamento de pedestres. Ela conta que, mensalmente, passa pelo local para realizar consultas no Hospital de Caridade:

– Uns (motoristas) param, mas outros não respeitam a faixa de segurança. Com sinaleiras, a gente fica mais segura.

Porém, de nada adianta somente um dos participantes do trânsito fazer a sua parte:

– Ficará bem melhor sinalizada esta parte da cidade. Como o movimento é intenso, muitos motoristas não têm paciência para dar preferência aos pedestres. Quando alguém para, o outro que vem atrás freia em cima – relata o taxista Ismael Flores Gonçalves, 44 anos.

Nos próximos dias, será feito um estudo para determinar o tempo de travessia das pessoas a pé e dos motoristas nas duas ruas. O secretário projeta que o tempo para o deslocamento de pedestres deva ficar em 30 segundos. Já para carros, deve oscilar em 40 segundos. O custo da compra e da instalação das sinaleiras é de cerca de R$ 50 mil.

DIÁRIO DE SANTA MARIA.

JEAN PIMENTEL 13/07/2012
Com a colocação das sinalizações verticais nas duas vias, tendência é que as pessoas obedeçam as leis de trânsito

Nenhum comentário:

Postar um comentário