quarta-feira, 27 de junho de 2012

Irregularidades estão em alta


Mesmo com sinalização, veículos param em locais proibidos

Quem passa pelas avenidas Medianeira e Nossa Senhora das Dores, em Santa Maria, pode enxergar ao longo das vias diversos carros estacionados em local irregular. A pintura das faixas amarelas nos dois lados da rua começou a ser feita há cerca de um ano e meio, para dar mais fluidez e melhorar o fluxo de veículos nas avenidas, que tinham congestionamento grande. Mas a proibição para parar e estacionar, em vez de coibir o estacionamento de veículos, ajudou a aumentar as infrações. É só passar pelo local em uma tarde para ver a quantidade de veículos estacionados em cima das calçadas, em frente aos estabelecimentos comerciais e na rua.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (artigo 181) estacionar o veículo no passeio público ou em locais onde está sinalizada a proibição de parar e estacionar é uma infração grave, com a multa no valor de R$ 127 e remoção do veículo. Alguns estabelecimentos possuem demarcação de estacionamento nas calçadas. O estacionamento nessas delimitações, que são feitos em área particular da loja, por exemplo, é permitido.

De acordo com o superintendente de Trânsito e Transporte da Gerência Municipal de Trânsito (GMT), Sílvio Souza, desde que foram feitas as mudanças na pintura das avenidas, houve um aumento significativo nessas infrações, mas que Souza não soube precisar quanto.

Segundo o empresário Juliano da Rocha, 25 anos, há um pouco mais de um ano, quando era permitido o estacionamento em frente ao seu estabelecimento comercial, os problemas eram muito menores. Agora, descarregar as mercadorias da sua loja é quase garantia de uma multa.

– Tem sido difícil. Nossos caminhões já receberam multas, nós já procuramos a GMT para pedir um estacionamento de carga e descarga. Mas eles disseram que não tem o que fazer. Nós arcamos com as multas, porque os materiais da nossa loja são muito pesados para carregar se forem estacionados longe daqui. Acabamos infringindo a lei, e pagamos as consequências – afirma Rocha, que é proprietário de uma loja de gessos.

Autorização para estacionar e parar deve ser enviada à GMT
 

A orientação da GMT para os estabelecimentos comerciais é que façam cargas fracionadas e que descarreguem em local onde há permissão para parar e estacionar. Segundo Souza, os comerciantes que precisarem de autorização para carga e descarga, podem encaminhar uma solicitação à GMT. O pedido será analisado conforme o local e o horário.

– Fizemos uma escolha pensando no coletivo. Não podemos atender a todas as demandas de todos os comerciantes e delimitar o estacionamento em todos os lugares para carga e descarga – explica Souza.

Ainda segundo o superintendente de trânsito, as fiscalizações de trânsito são feitas pelos agentes em três turnos, e o maior efetivo é colocado na área central da cidade. Eles também atendem a denúncias de infrações de trânsito pelo o telefone (55) 3921-7092.
LICIANE BRUN|ESPECIALFonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA Veículo estaciona em local sinalizado como proibido próximo à esquina da Avenida Dores com a Pinto Bandeira Dois carros parados em cima de calçada, na Avenida Dores, em plena luz do dia, como se fosse normal fOTOS: CLAUDIO VAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário