quarta-feira, 27 de junho de 2012

SMS ao volante, não!


Não existem dados estatísticos, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) reconhece que o uso do celular ao volante é uma das principais causas de colisões traseiras, frontais, saídas de pista e até atropelamentos. Atento à conversa, o motorista se desconecta do trânsito, parcial ou completamente, podendo causar os acidentes.

E as conversas a viva voz não são o único problema. Nos últimos anos, vem aumentando o número de acidentes provocados por motoristas que enviavam mensagens de texto enquanto dirigiam. Um deles, ocorrido em Farroupilha (RS), em setembro passado, resultou em duas mortes.

Segundo especialistas, escrever ao volante desconecta totalmente o motorista do trânsito. Ao olhar para a tela do celular, o condutor deixa de olhar para a estrada e perde a visão periférica - um perigo para o trânsito caótico da maioria das cidades. Além disso, as mãos do motorista, que deveriam estar disponíveis para manuseio do volante e das marchas, está no aparelho.

Por tudo isso, a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) lançou uma campanha para combater esse perigoso hábito. Um vídeo da campanha convida motoristas e futuros motoristas a refletirem sobre o risco que correm ao tentar escrever e dirigir ao mesmo tempo. Confira:



Postado por Tatiana Py Dutra

Um comentário:

  1. Infelizmente todos os dias vemos motoristas falando ao telefone no transito....

    ResponderExcluir