quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Entenda a sinalização



A leitora Jacira, que comentou o último post do blog (sobre as novas sinaleiras da esquina do Calçadão e da Rua Floriano Peixoto, no centro de Santa Maria), avaliou que muitos pedestres não sabem interpretar o semáforo especial para quem anda a pé.Segundo ela, muitos se confundem, porque, no verde ou no vermelho "aparecem pessoinhas" no semáforo.

Parece brincadeira, mas pode ser verdade. Muita gente ignora o significado dos sinais de trânsito - desde adultos até crianças. Se você é parte desse time, confira este pequeno um guia para compreensão de placas e sinais, que servem para orientar, advertir e disciplinar a circulação dos elementos do trânsito ao longo das vias.

Semáforo - Colocado no alto de cruzamentos. Serve para orientar o fluxo de veículos e pedestres. Tem três cores: o vermelho, que significa "pare"; o amarelo que quer dizer "atenção" e o verde que significa "siga".

Semáforo para pedestres - Colocados nas calçadas de cruzamentos onde atravessam um grande número de pessoas. O equipamento é associado a um semáforo comum, que controla a passagem de carros. O semáforo de pedestres mostra dois desenhos (que podem ter a figura de pedestres ou de mãos) nas cores verde e vermelho. Vermelho significa pare, e verde sinaliza que a travessia é segura

Placas de advertência - São amarelas, com detalhes em preto e indicam perigo. São colocadas antes dos perigos e obstáculos das vias para alertar condutores e pedestres. Placas que indicam travessia de escolares e quebra-molas são dessa cor

Placas de regulamentação - Têm fundo branco, com bordas vermelhas e detalhes em preto (a exceção é a placa de Pare, que é toda vermelha, com detalhes em branco). Informam as proibições, obrigações e restrições.

More Sharing ServicesShare

Nenhum comentário:

Postar um comentário